A Batalha do Vinho

Já imaginou uma guerra de vinho? Ela existe, e é muito divertida!

 Onde acontece essa batalha?

Em Haro, pequena cidade de 11.000 habitantes que fica em La Rioja, na Espanha. O santo padroeiro da cidade é San Felices (443 – 540 d.C), um monge que viveu na região, onde havia uma aldeia chamada Bilibio.

 Qual a origem dessa tradição?

Tudo começou com a morte de San Felicis, cujos restos mortais depositados em uma caverna atraíam muitos peregrinos, para o local. Junte-se a isso uma celebração que apareceu, séculos depois, na época dos dias de São João e de São Pedro, em junho. Num determinado momento, por volta do século 18, as coisas se juntaram e a tal festividade passou a ser uma homenagem a San Felices, que viria a se tornar o padroeiro da cidade.

No final do século 19 surgiu o que se chamou à época de batismo de vinho. E a celebração religiosa foi ganhando, com isso, um caráter também pagão.

O jornal Diario de La Rioja, de 29 de junho de 1898, trazia a seguinte notícia: “Quando essa edição chegar às mãos de meus queridos leitores, já terá entrado para a história a típica romaria de Bilibio; teremos alguns jarros de vinho a menos nas adegas, e alguns a mais no corpo e na roupa”.

O vinho era atirado nas pessoas, durante a festa, como se fosse munição. As pessoas comiam, bebiam, cantavam e riam. E a tradição se perpetuou.

 Como é a festa, hoje em dia?

Ela acontece anualmente, no dia 29 de junho, e atrai muitos turistas dispostos a cair na folia, desde cedo até o final do dia. Estima-se que haja aproximadamente 10.000 participantes, na brincadeira.

Todos vestem-se de branco. O objetivo é deixar o outro inteiramente roxo, o mais rápido possível, e antes de você, é claro. Para isso, utilizam-se panelas com vinho, baldes, armas de brinquedo, borrifadores, e tudo aquilo que a imaginação lembrar, exceto garrafas de vidro, para que ninguém se machuque.

De onde vem o vinho, da brincadeira? As pessoas levam, mas também é fornecido pela prefeitura e por produtores, que ficam a postos, prontos a oferecer mais “munição” aos foliões! Nesse caso, o que eles entregam são restos de colheita, considerados de baixa qualidade para o consumo.

E, quando a brincadeira acaba, é hora de comer e de beber vinho, de alta qualidade, é claro! E é hora, também, de cantar e dançar, até o dia acabar!

Pois é. Mais uma história para o nosso “barril”. Falando em barril, se quiser encerrar lendo sobre os vinhos espanhóis de Rioja, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em